O alcalóide natural extraído da planta Papaver somniferum, ou mais conhecida como “papoula” é usado como um fármaco de alta eficácia analgésica, usada em dores severas. A Morfina foi isolada por volta do ano de 1805 pelo assistente de farmacêutico, Friedrich Wilhelm Adam Sertürner , mas ha indícios que já era usada a vários séculos pela civilização suméria.

-A morfina tem efeitos centrais como também efeitos periféricos, nomeadamente ao nível cardiovascular, gastrointestinal e na musculatura lisa. Consegue passar a barreira placentária, causando efeitos no feto, no caso de uma mulher grávida. Pode causar rapidamente dependência (física e psicológica), já que este composto tem uma enorme capacidade de activar sistemas cerebrais e é capaz, quimicamente, de alterar o normal funcionamento desses mesmos sistemas. Causam também tolerância com elevada rapidez (necessidade de aumentar a dose, para se sentir o mesmo efeito). Esta tolerância estabelece-se apenas em relação aos efeitos centrais da morfina.
- O ópio é obtido das cápsulas das sementes imaturas de papoilas , O suco leitoso é dissecado e pulverizado para obter um pó, sendo que 25% do seu peso são alcalóides, dos quais apenas alguns (morfina, codeína, papaverina) têm utilidade clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário