FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

sábado, 10 de maio de 2014

Alcaloide usado no auxilio ao emagrecimento

Citrus Aurantium ou Laranja Amarga para Emagrecer


Laranja Amarga Citrus Aurantium ou Laranja Amarga para EmagrecerCitrus Aurantium é o nome científico da laranja amarga, também conhecida como laranja cavalo, laranja pêra, laranja natal, laranja azeda, e outros, é uma fruta da família Rutaceae, originária da Ásia.
extrato da laranja amarga tem sido usado tradicionalmente na China  no trato dos problemas digestivos e na eliminação das toxinas, promovendo energia e bem estar nos usuários. Os principais componentes do Citrus Aurantiun são a vitamina C, os flavonoides e a sinefrina, um alcaloide natural, que vem sendo usado com muito sucesso nos processos de emagrecimento, tendo uma atuação no organismo muito semelhante a efedrina, porém é mais suave e possui menos efeitos colaterais.
A sinefrina, que é a substância processada da laranja amarga ou do citrus aurantium, é um alcaloide muito usado nos programas de emagrecimento porque auxilia a controlar a fome, estimula o metabolismo e a termogênese que é a ação que transforma gorduras em energia, ou seja, aumenta a energia e queima as gorduras acumuladas, estimula a síntese das proteínas o que evita a perda demassa muscular magra, muito comum em dietas com poucas calorias.  Novos estudos têm demonstrado ainda, a eficácia de associar a sinefrina e a cafeína para reduzir o peso e a gordura corporal.
Sendo um alcaloide que possui ação adrenérgica, ou seja, que provoca a liberação de adrenalina e da noradrenalina, dois hormônios responsáveis pelo processo da termogênese, o citrus aurantiun é indicado não só como auxiliar nos programas de redução de peso, mas também é usado para melhorar a performance física durante os exercícios físicos, pois promove a liberação da energia das reservas orgânicas de gordura. A substância ainda possui fitonutrientes que agem desintoxicando o fígado e como um importante diurético.

                                                       POSTADO POR:REGILANE SILVA DO NASCIMENTO

sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Alcalóides"


O alcalóide natural extraído da planta Papaver somniferum, ou mais conhecida como “papoula” é usado como um fármaco de alta eficácia analgésica, usada em dores severas. A Morfina foi isolada por volta do ano de 1805 pelo assistente de farmacêutico, Friedrich Wilhelm Adam Sertürner , mas ha indícios que já era usada a vários séculos pela civilização suméria.



                  -A morfina tem efeitos centrais como também efeitos periféricos, nomeadamente ao nível cardiovascular, gastrointestinal e na musculatura lisa. Consegue passar a barreira placentária, causando efeitos no feto, no caso de uma mulher grávida. Pode causar rapidamente dependência (física e psicológica), já que este composto tem uma enorme capacidade de activar sistemas cerebrais e é capaz, quimicamente, de alterar o normal funcionamento desses mesmos sistemas. Causam também tolerância com elevada rapidez (necessidade de aumentar a dose, para se sentir o mesmo efeito). Esta tolerância estabelece-se apenas em relação aos efeitos centrais da morfina.  






          - O ópio é obtido das cápsulas das sementes imaturas de papoilas , O suco leitoso é dissecado e pulverizado para obter um pó, sendo que 25% do seu peso são alcalóides, dos quais apenas alguns (morfina, codeína, papaverina) têm utilidade clínica.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alcaloides no tratamento de Câncer


  

       Alcaloides Vinca são drogas derivadas da planta pervinca de Madagascar. Há quatro alcaloides da vinca usados para combater o câncer. Cada um é utilizado para certos tipos de câncer, e tem seu próprio conjunto de efeitos colaterais.
       Os alcaloides de vinca são administrados por via intravenosa no corpo, onde o fígado metaboliza e excreta-os. Esses alcaloides param a mitose nas células cancerosas, o que leva a morte dessas células.
       Vimblastina é usado em casos de câncer de mama, câncer testicular e linfomas. Os efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, inchaço das pernas e perda de cabelo.
       Vincristina é usado para tratar leucemia, linfomas e neuroblastoma. Isso pode causar contagem reduzida de glóbulos, fraqueza, problemas no sistema nervoso ou visão dupla.
       Vindesina é usado para tratar o câncer de pulmão, leucemia, câncer de mama e câncer colorretal. Isso pode causar perda de cabelo, náuseas, obstipação ou diminuição do número de plaquetas.
       Vinorelbina tem sido usada para tratar o câncer testicular, câncer de mama, câncer de ovário e câncer de pulmão. Os efeitos colaterais podem incluir falta de ar, perda de cabelo ou constipação.


    
        
Vimblastina
Vincristina




            
Vindesina




Vinorelbina
                                   








   Fonte: http://pt.265health.com/conditions-treatments/diseases/1009035839.html#.U2v2o4FdWoM
   Postado por: Jéssica Lima





quarta-feira, 7 de maio de 2014

curiosidades sobre alcaloides

Curiosidades


As aráceas são plantas urticantes e o contato humano com suas espécies, através dos séculos pelo toque, gustação e cheiro, resultou na descoberta que a maioria delas são desagradavelmente cáusticas e podem causar queimaduras corrosivas na pele e tecidos internos.
Sobre o que exatamente causa tais irritações e toxidade, sem dúvida resulta numa estratégia de defesa contra herbívoros.
A bem conhecida “comigo-ninguém-pode”, espécie do gênero Dieffenbachia, é uma das mais tóxicas da família e certamente aquela que tem recebido maior atenção.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

ALCALOIDES

O nome “alcaloides” significa “semelhantes aos álcalis” e esse nome foi dado para esses compostos porque álcali significa “base” e as aminas têm esse caráter básico ou alcalino.
Os alcaloides podem ser sintetizados em laboratório, mas sua origem é vegetal. Hoje, sabe-se que o gosto amargo das folhas e flores de algumas plantas é decorrente da presença dessas aminas. Elas eram, inclusive, chamadas antigamente de álcalis vegetais. Nas plantas, os alcaloides têm função de defesa contra insetos e animais predadores.



POSTAGEM: ALEX SANDERSON BRAGA CASTELO