FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

quinta-feira, 27 de março de 2014

Alcaloides - Morfina e Nicotina

       Quando administrado a animais, muitos alcaloides produzem notáveis efeitos fisiológicos. Esses efeitos, variam de alcaloide para alcaloide.
         Alguns alcaloides estimulam o sistema nervoso central, outros causam paralisia, alguns elevam a pressão sanguínea, outros provocam uma queda na pressão.
         Certos alcaloides atuam como aliviantes da dor; outros atuam como tranquilizantes; ainda outros, agem contra microorganismos infecciosos. Muitos alcaloides são tóxicos quando sua dosagem é suficientemente elevada, e com alguns, essa dosagem é muito pequena.
         A despeito disso, muitos alcaloides encontram uso na medicina.
         Nomes sistemáticos são pouco usados para al alcaloides e seus nomes comuns possuem uma variedade de origens. Em muitos casos o nome comum reflete a origem botânica do composto.
         O nome do alcaloide morfina, proveniente do ópio, é devido ao deus grego dos sonhos Morpheus.
                        
      O nome do alcaloide do tabaco, nicotina, provém do nome de um embaixador francês chamado Nicot, ele foi o responsável por enviar sementes de tabaco para a europa.
                         

        Em doses muito pequenas, a nicotina age como um estimulante, mas em doses mais elevadas, causa  depressão, náusea e vômitos. Em doses ainda maiores, ela causa envenenamento violento.


     
         Fonte:http://digichem.org/2010/05/31/alcaloides-nicotina/

Postado por: Jessica Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário